top of page

Atividade Funcional

 

Indicado: Para todas as idades

 

Podemos definir movimentos funcionais como aqueles que utilizamos durante qualquer tarefa diária. Executamos esses movimentos automaticamente e esquecemos que eles foram aprendidos naturalmente, durante os primeiros passos de nossa vida, sem precisar que alguém nos ensinasse. Exemplo: correr, andar, pegar, agachar, etc. Então, podemos dizer que o Treinamento Funcional veio resgatar esses movimentos que havíamos esquecidos devido a uma série de motivos. Assim, músculos que eram exigidos, hoje estão ficando hipoativos (pouco ativo).

 

Pode-se dizer que treinamento funcional refere-se a um conjunto de métodos e exercícios utilizados com o fim de desenvolver as capacidades físicas(força, resistência, flexibilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação.) do praticante de forma integral e especifica para o seu dia-dia. 

 

Outro fato que está fazendo com que o número de praticantes seja cada vez maior é o elevado gasto energético, proporcionando aos alunos resultados significativo em relação ao emagrecimento, tendo em vista que este é o objetivo da maioria dos praticantes. 

Os exercícios realizados nos aparelhos convencionais de musculação (que possuem planos e eixos de movimento direcionados) diminuem consideravelmente a exigência de equilíbrio, da coordenação e padrões complexos de ativação muscular, que são importantes para o cotidiano, e neste âmbito podemos dizer que a atividade funcional é utilizada como prevenção de lesões, aumento da resistência física, melhora na percepção e equilíbrio, prevenindo por exemplo as entorses do tornozelo e quedas, um dos maiores acidentes em pessoas sedentária e idosos.

trainamento-funcional.jpg
path.jpg
exercicios_640x465.jpg
exercício.jpg
exercícios-com-elásticos-e-extensores.jpg
8-Bodyweight-Exercises-for-Any-Dorm-Room.jpg

Hidroterapia

 

Indicado: Para todas as idades

 

Com os Idosos: A Política Nacional de Saúde do Idoso assume que “o principal problema que pode afetar o idoso é a perda de sua capacidade funcional, isto é, a perda das habilidades físicas e mentais necessárias para realização de atividades básicas (relacionadas a ações básicas do cotidiano e que suprem as necessidades fundamentais, como o autocuidado) e instrumentais da vida diária (tarefas mais complexas, como a adaptação do indivíduo ao meio ambiente, relacionadas à mobilidade)”. Para termos uma ideia, a proporção de idosos que apresenta comprometimento em sua capacidade funcional aumenta com o avançar da idade e alguns autores apontam um declínio em torno de 12% ao ano após os 45 anos (Perracini et. al, 2009).

 

Nesse sentido, tendo-se em vista à promoção e reabilitação da capacidade funcional dos idosos, existem programas como a hidroginástica e a hidroterapia. A Hidroterapia é um recurso fisioterapêutico baseado em condutas e exercícios personalizados para cada pessoa ou grupos semelhantes, com o intuito de acelerar e facilitar a reabilitação. Ela trata as disfunções ortopédicas, vasculares, respiratórias, traumatológicas, neurológicas e pós-cirúrgicas.

 

Em todas as idades e como reabilitação: Além disso, “qualquer pessoa, de qualquer idade, que tenha problema na coluna, joelho, quadril, tornozelo, osteoporose ou problemas neurológicos podem usufruir dos benefícios destes dois programas. No entanto, é necessário uma pré-avaliação e um encaminhamento do médico. Após o encaminhamento médico é realizada uma avaliação onde é traçado o tratamento mais indicado para o interessado. Uma vez que a dor é eliminada, pode-se encaminha o paciente para fora das piscinas para que a reabilitação também continue com a prática do exercício ou continuar com a atividade a depender de cada paciente.

 

icone_hidroterapia.gif
historia-da-hidroginastica.gif
hidroginastica 1.jpg
acquaterapia_thumb.jpg
hidroterapia2.jpg
hidroterapia - LAF Reabilitare4.jpg

Ginática Laboral

 

Indicado: Empresas de grande e médio porte, para funcionários de todas as idades

 

O trabalho contínuo em uma mesma atividade pode causar alguns problemas à  saúde de qualquer trabalhador. Todas as atividades tem suas particularidades, e cada uma precisa e merece seus cuidados. O que acontece atualmente, principalmente devido à exigência do mercado de trabalho por produtividade, é que os trabalhadores empenham-se em serem bons profissionais e se esquecem de cuidar da saúde física e mental.

 

A ginástica Laboral tem o objetivo de manter a saúde dos funcionários de determinado local de trabalho através de exercícios físicos  direcionados para aquela atividade profissional e feitos durante o expediente. Esta atividade deve ser acompanhada e orientada por um profissional da saúde (um fisioterapeuta), para que obtenham-se os resultados esperados.

 

Além de diminuir a carga de estresse por interromper o trabalho, a ginástica laboral ainda evita o sedentarismo, sendo também uma ótima ferramenta como mediações de conflitos. Esta prática pode pode melhorar muito o desempenho de um funcionário, além de evitar lesões por esforço repetitivo (LER) e outras doenças provocadas pelo trabalho contínuo e a falta de exercícios físicos. Por conta destes benefícios, ela ajuda a diminuir o afastamento dos funcionários da empresa.

 

A ginástica é composta por exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, e é uma prática coletiva, promovendo a descontração e interação entre os colegas de trabalho. Além disso, ela age psicologicamente, ajudando a aumentar o poder de concentração e motivando-os em sua auto-estima.

 

Não precisamos ser expert para saber que, agindo dessa maneira sobre os empregados, a ginástica influenciará também no faturamento da empresa, pois esta terá uma produtividade muito maior.

 

 

De onde Surgiu?

De onde Surgiu?

A princípio denominada “ginástica de pausa para operários”, surgiu em 1925, na Polônia. Depois foi sendo aderida também em outros locais como a Holanda, a Rússia, a Bulgária, a Alemanha, etc. Em 1928 chegou ao Japão, sendo aplicada nos trabalhadores do correio, e após a 2° guerra mundial, espalhou-se por todo o país.

A Globalização

A Globalização

O avanço tecnológico fizeram com que muitos trabalhadores sejam “operadores de máquinas”, ao mesmo tempo que afastou os trabalhadores uns dos outros, tornando o trabalho exaustivo e exigente. Devido a todas essas particularidades decorrentes da globalização, os trabalhadores hoje necessitam mais que nunca de uma atividade física, e se ela acontece no meio de seu expediente, promovendo interação, descontração e relaxamento de corpo e mente, torna-se ainda mais indispensável.

Resultados

Resultados

Como resultados, observou-se a diminuição dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade, tendo que os trabalhadores trabalham mais felizes a melhoria das condições dos trabalhadores. Hoje, mais de 1/3 dos trabalhadores japoneses a praticam Ginástica Laboral diariamente.

Benefícios

Benefícios

-Combate e prevenção das doenças profissionais, sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade, etc; -Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade, resistência e postura; -Sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho; -Reduz a sensação de fadiga no final da jornada; -Melhora da atenção e concentração -Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe; -Reduz os gastos com substituição de pessoal e com afastamento médico; -Melhora a imagem da empresa;

Fisioterapia Convencional e Desportiva

 

Indicado: reabilitação de lesões, pós operatório, quadros neurológicos etc.

 

É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

 

Voltada ao Desporto o profissional esta habilitado a:

 

  • Planejar, implantar, coordenar e supervisionar programas destinados à recuperação funcional de atletas;

  • Realizar avaliações e acompanhamento da recuperação funcional do cliente;

  • Elaborar programas de assistência fisioterapêutica ao atleta de competição;e

  • Integrar a equipe multiprofissional de saúde do esporte com participação plena na atenção prestada ao atleta.  

​© 2014 Orgulhosamente criado por fisiostyle. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • Twitter Clean
  • w-facebook
bottom of page